Seis dicas para nunca mais ficar sem inspiração

Se você tem o sonho de escrever, ou se já trabalha escrevendo, é bem provável que em algum momento já tenha se sentido “sem inspiração”. Sabe aqueles dias em que você se senta diante da página em branco e parece que nem uma palavra sequer sai de dentro de você? O que fazer então?

No dicionário, algumas definições de inspiração são: entusiasmo criador; pessoa ou coisa que estimula a criatividade; ideia súbita e espontânea, geralmente brilhante e/ou oportuna; iluminação, lampejo.

Em seu livro The Artist’s Way, Julia Cameron diz que todos nós temos inspiração, que talvez ela apenas esteja adormecida dentro de nós.

Aqui estão 6 dicas para você nunca mais se sentir sem inspiração:

 

 

1. Faça uma lista de todas as coisas que o inspiram, sem filtro, sem julgamentos. O que você acha inspirador? Olhar o mar ao amanhecer? Ver o sol se pôr? Ouvir risada de criança? Sentir o cheiro de uma flor? Músicas? Filmes? Piadas? Tenha sua lista à mão e recorra a ela sempre que necessário. Às vezes, tudo de que você precisa para começar a criar é se lembrar das coisas que o motivam.

 

 

 

 

 

2. Procure imagens inspiradoras e faça uma colagem com elas. Caso disponha de algum espaço, deixe essa colagem à vista. As imagens têm um grande poder de ativar nosso cérebro. Aqui no meu escritório, por exemplo, eu tenho uma parede cheia de quadrinhos com frases que me inspiram.

 

 

 

3. Leia muito. Leia sempre. Nada é tão produtivo quanto a leitura para deixar sua mente cheia de ideias. Às vezes, uma única frase que você leu em um texto pode inspirá-lo a escrever um post, um artigo ou mesmo um capítulo inteiro de um livro.

 

 

 

 

4. Tenha sempre papel e caneta. Ande com uma caderneta pequena na bolsa ou no bolso. Anote as suas ideias sempre que elas lhe ocorrerem, não importa que inicialmente lhe pareçam bobas. Não importa que você esteja com pressa. Não deixe para depois. Anote. Mais tarde, quando você precisar de inspiração para produzir algum conteúdo, poderá recorrer a essas anotações e só então deverá filtrar o que é ou não adequado para você naquele momento.

 

 

 

5. Silencie a mente. A mente atribulada – cheia de tarefas a fazer, prazos a cumprir, contas a pagar – pode ser um dos maiores inimigos da inspiração. Então, crie o hábito de silenciar a sua mente. E como fazer isso. Aqui estão três sugestões: medite; anote todas as preocupações em uma lista e as resolva depois; faça o exercício das “morning pages”: todos os dias pela manhã escreva três páginas dos seus pensamentos, sem se preocupar se estão em ordem ou se fazem sentido.

 

 

 

6. Acima de tudo, não paralise. Escreva. Rascunhe, rabisque. Mesmo que depois você tenha que refazer o início ou até que jogue tudo fora para recomeçar. Não importa. Comece. O escritor americano e coach de alta performance Brendon Burchard disse certa vez que “é no ato da criação que a inspiração acontece”. Em outras palavras, quando a inspiração vier, ela precisa encontrar você trabalhando.

 

 

 

Eu sempre digo que o trabalho com o texto é 20% inspiração e 80% transpiração. É preciso estar disposto a recomeçar inúmeras vezes até que se chegue ao resultado desejado. Com o tempo, o processo se torna mais rápido, mas você nunca vai evoluir se não der o primeiro passo.

Vamos testar? Aqui está um breve exercício:

Pegue papel e caneta (se preferir, pode fazer no computador). Sente-se confortavelmente. Respire fundo algumas vezes. Acalme a sua mente. Agora escreva um parágrafo respondendo à pergunta: O que é inspiração para você?

Deixe sua resposta aqui nos comentários!

Até breve,

Rachel Agavino

Comments (3)

  1. Juliana

    Responder

    Inspiração é quando eu penso em determinado assunto que me faz ser melhor, ou que eu veja algo que me faça ter paz e tranquilidade.

  2. chica

    Responder

    Cheguei aqui através da Calu, do Fractais da Calu e vi que essas dicas são mesmo maravilhosas… Simples, do dia a dia e algumas faço já intuitivamente… Mesmo sem ter sonho de escrever livros , gosto de escrever … Vale te ler! bjs ,tudo de bom,chica

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *